quarta-feira, 13 de julho de 2016

Cecília - uma história de amor e música



Há alguns anos me caiu em mãos esta pequenina estampa que de alguma maneira, me cativou:
Blog de exortacaoeavisos : EXORTAÇÕES, Cecília - uma história de amor e música
Achei-a tão graciosa e tão diferente de outros santos, que gravei-a na memória: era Santa Cecília. Eu jamais faria qualquer ligação entre aquela imagem e esta, que tive acesso hoje:
Blog de exortacaoeavisos : EXORTAÇÕES, Cecília - uma história de amor e música
Descobri pelo facebook, quando um amigo que é padre postou a imagem dela caída, com a chamada: Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Blog de exortacaoeavisos : EXORTAÇÕES, Cecília - uma história de amor e música
Menina, como fostes parar neste chão, jogada entre soldados?
Filha de um senador romano muito rico, ela viveu por volta do ano 180 (cento e oitenta mesmo) depois de Cristo. Escavações Arqueológicas encontraram seu corpo incorrupto na posição em que se encontrava no momento de sua morte, oitocentos anos depois.  Ao lado da Santa acharam os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.
Cecília foi condenada por ser católica, além de converter o marido Valeriano e seu cunhado, Tibúrcio. Turcius Almachius, prefeito de Roma, teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da formal recusa, foram condenados à morte e decapitados.
Cecília também foi levada ao tribunal. Naquela época quem fosse condenado, tinha todos os seus bens confiscados... e eles sabiam que Cecília era muito rica. Só não sabiam de um detalhe: ela havia doado toda a sua riqueza para os pobres. Reunia todos numa praça, toda a semana e ia distribuindo aos poucos. Ali estava a sua riqueza! Almachius sabendo disso, ficou mais furioso ainda e exigiu que ela rendesse culto aos deuses dele.
De fato foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião de Cristo, que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses. O prefeito Almachius ficou enlouquecido. Como parar essa menina?
Almachius recorreu então à pena capital." Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregara o restante dos bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte". Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.
Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem. Seu corpo continua incorrupto, como no dia de sua morte, deixando a ciência sem respostas...
No corpo caído podemos perceber três dedinhos apontados, confirmando sua fé na Santíssima Trindade. Morreu cantando.
Querida Santa Cecília, rogai por nós. Acrescento: Canta para nós! Pois necessitamos muito de gestos de amor e delicadeza nos dias de hoje...
Finalizo com esta linda imagem dela tocando para o Menino Jesus e Nossa Senhora:
Blog de exortacaoeavisos : EXORTAÇÕES, Cecília - uma história de amor e música
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário